29 de nov. de 2009

Série "Óia as placa!"


Até a próxima!

22 de nov. de 2009

Até tu, Google?

Outro dia, um amigo quis visitar meu blog e procurou o endereço pelo Google. Qual não foi sua surpresa ao descobrir que aquele site de busca também não aceita a grafia (correta) MUÇARELA...

Vejam só:



Pois é, caros leitores, a forma (incorreta) com "ss" é mesmo, de longe, a mais conhecida...

Abraços!

21 de nov. de 2009

A palavra é: CAPENGA

'Um dia após o apagão que atingiu parte do país, o senador José Agripino escreveu em seu blog que uma das possíveis causas do problema é a “estrutura capenga que o governo teima em ignorar”.

A palavra “capenga” é um adjetivo de dois gêneros que tem a sua origem controversa. Utilizada no sentido figurado, como no texto acima, ela designa o que é defeituoso ou incompleto.

Definição do “iDicionário Aulete”: (ca.pen.ga)

1. Bras. Que manca, puxa de uma perna; COXO

2. P.ext. Que está torto, bambo, sem apoio firme (mesa capenga)

3. Fig. Defeituoso, incompleto

4. Bras. Pessoa que puxa de uma perna; COXO'

Fonte: www.aulete.com.br (Palavra do dia)

Até a próxima!

15 de nov. de 2009

Encarte do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

"Já está dito, e deve ser geralmente sabido, que, por motivos igualmente reconhecidos, raramente haverá trabalho literário que mais susceptível seja de correções e aditamentos do que o dicionário de uma língua."

Cândido de Figueiredo, 4a ed. de seu Novo Diccionário da Língua
Portuguesa. (Lisboa,1925)

Caros leitores, assim começa o encarte elaborado pela Academia Brasileira de Letras, no qual constam duas listas: uma corrige erros de revisão e a outra complementa informações do VOLP (5ª edição, 2009).

Para quem se interessar, a dica é acessar http://www.academia.org.br/ depois NOSSA LÍNGUA e, por último, Vocabulário Ortográfico.

Por enquanto, só o encarte está disponível no site. Ainda não foi liberado o acesso ao VOLP, na íntegra.

Abraços!

8 de nov. de 2009

Série "Óia as placa!"



Pode até parecer brincadeira, mas é comum encontrar essas "pérolas" por aí. De vez em quando, vou postar algumas para exemplificar o quanto as pessoas têm judiado da Língua Portuguesa.

Mas, reparem que o anunciante já está preocupado com as novas regras ortográficas, pois escreveu linguiça sem o trema (risos)... E se a linguiça for realmente boa, nem tudo está perdido.

Abraços!

1 de nov. de 2009

A nova ortografia nos jornais – acento diferencial



Na última postagem, caros leitores, falei sobre o sumiço do acento diferencial em várias palavras. Em algumas, penso que ele vai fazer falta... Como no caso de para (verbo) e para (preposição).

Agora, vejam, nesse exemplo, que o jornal escreveu da forma correta, mas concordam que ficou meio esquisito? Não seria melhor "interrompe evento"? Lembrem-se do quanto a nossa Língua é rica de sinônimos...

A minha sugestão é: façam da leitura um hábito (isso enriquece o vocabulário) e não hesitem em consultar um dicionário sempre que precisarem.

Abraços!