27 de fev. de 2010

A palavra é: ARQUÉTIPO

O portal Terra publicou uma matéria no último dia 3 sobre uma pesquisa que aborda as classes sociais do país. No texto, lê-se o seguinte trecho: "quando se fala da periferia se cria um arquétipo. Mas na nossa segmentação construímos nove segmentos distintos de moradores com anseios e desejos característicos".

A palavra arquétipo é um substantivo masculino com origem no grego 'arkhétypos, os, on', que significa "que é o modelo”. O significado do termo conforme aparece no texto corresponde à primeira acepção do iDicionário Aulete: (ar.qué.ti.po) s.m.

1. Modelo, padrão de algo (objeto, produto, qualidade, comportamento, etc.); PADRÃO: Pelé é o arquétipo do jogador de futebol.

2. Fil. Na filosofia platônica, ideia originária que serve como modelo para a origem e princípio explicativo para os objetos sensíveis.

3. Psic. Na psicanálise junguiana, modelo de pensamento comum a toda a humanidade, composto de símbolos ou imagens que constituem uma espécie de inconsciente coletivo.

[F.: Do gr. arkhétypon (substv. do gr. arkhétypos, os, on, 'que é o modelo'), pelo lat. archetypum, i, e pelo fr. archétype.]
Fonte: www.aulete.com.br (Palavra do dia)

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!