21 de abr. de 2010

A palavra é: VANGUARDA

'O termo vanguarda, proveniente do contexto militar, significa originalmente a primeira fileira de uma tropa ou de um exército, a fileira da frente. Em francês, avant significa “à frente”, “anterior”, “avançado” e garde significa “guarda”, “vigilância”. Logo, avant-garde seria esta fileira que, por anteceder o corpo principal, assegura a segurança dos combatentes vindouros.

Por extensão e por personificação, a palavra vanguarda passou a ser utilizada para se referir àquele ou àquela que são pioneiros, que se encontram à frente de seu tempo ou de um senso estético já estabelecido, que antecedem uma mudança (de procedimento, tendência, escola, estilo, etc.) e, assim, abrem caminho para futuros seguidores.

Definição do iDicionário Aulete: (van.guar.da) s.f.

1. Mil. Frente, dianteira do exército ou do regimento; ANTEGUARDA: A vanguarda do exército atacou os inimigos. [ Antôn.: retaguarda. ]

2. Mil. A fileira da frente de uma tropa formada por duas ou mais fileiras

3. Art.pl. Liter. Movimento, ger. artístico, que propõe ideias novas, avançadas: "A bossa-nova estava na vanguarda da música popular brasileira."

4. Renovação das ideias, dos costumes, das tendências políticas, etc.: "O movimento de maio de 1968 na França foi um movimento de vanguarda."

[F.: Do fr. avant-garde.]'

Fonte: www.aulete.com.br (Palavra do dia)


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!