20 de nov. de 2010

De onde veio o guardanapo?

Quem de nós dispensaria um guardanapo na hora de degustar uma bela macarronada ou um delicioso sorvete? Tão útil pra nós, esse simples pedaço de papel (ou de tecido) nem sempre fez parte do cotidiano das pessoas e elas tinham que se virar como podiam...

Hoje, além dos guardanapos comuns, existe uma grande diversidade de cores, estampas e texturas, que possibilita uma utilização bastante variada. Com um pouco de criatividade, eles enfeitam ambientes e são usados em várias técnicas de artesanato.

O jornalista Márcio Cotrim explica como surgiu a palavra "guardanapo".
Ela vem do francês garde, guarda, protege; e nappe, toalha de mesa. Em sua origem, designava a toalhinha colocada sob o prato, com a função de proteger a toalha, de muito mais valor. A peça era usada para limpar os lábios e assoar o nariz - nessa ordem, bem entendido. Antes dela, cães e coelhos - acredite - serviam para limpar as mãos dos comensais, já que, como não havia talheres, comia-se com elas. Aliás, também as mangas das roupas serviam para limpar os lábios, veja você como foi útil aparecer o guardanapo...
Caros leitores, se alguém desconhecia a palavra comensais, o significado é: "aqueles que comem juntos (geralmente à mesma mesa)."

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Adorei o esclarecimento!!!!
    Beijos....

    ResponderExcluir
  2. Oi ,moça, achei seu blog numa busca realizada para resolver a exótica dúvida da "muçarela" rs. Parabéns pelo blog, conteúdo muito interessante, voltarei aqui mais vezes !

    ResponderExcluir
  3. Miss Blue, agradeço pela visita ao blog e fico feliz que tenha gostado. Volte sempre!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!