23 de dez. de 2010

Como surgiu a árvore de Natal...

"Seu inventor foi São Bonifácio, apóstolo dos germanos. Nascido na Inglaterra, em 672, faleceu martirizado em 754. Seu nome religioso, do latim Bonifacius, quer dizer aquele que faz o bem. Sem preocupações ambientais ou costumes locais, em 723, derrubou enorme carvalho dedicado ao deus Thor, perto da atual cidade de Fritzlar, na Alemanha. Para convencer o povo de que não era uma árvore sagrada, ele a abateu, fato considerado o início formal da cristianização da nação alemã. Deu-se que, na queda, o carvalho destruiu tudo à sua volta, menos um pequeno pinheiro. Segundo a tradição, Bonifácio interpretou o episódio casual como um milagre. Era o período do Advento, e, como ele pregava sobre o Natal, declarou: “Doravante, nós chamaremos essa árvore de árvore do Menino Jesus”.

O hábito de plantar pequenos pinheiros para celebrar o nascimento de Cristo ganhou vulto, estendeu-se por todo o país e daí para o mundo. Hoje, no Ocidente, raro é o lar que não tenha seu pinheirinho adornado com bolas e outros enfeites que fazem a alegria da garotada na expectativa da chegada do Papai Noel, que virá cheio de brinquedos e presentes para as crianças bem comportadas. As outras também ganharão, mas só depois de um pito dado pelo velhinho. O mais carinhoso pito do mundo."

Fonte: coluna de Márcio Cotrim - jornal Estado de Minas – 13/12/2010

Caros leitores, aproveito o tema dessa postagem para desejar a todos vocês e suas famílias um Natal de muita paz e muita alegria!

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!