21 de mai. de 2011

A palavra é: CELÍACO

Caros leitores, hoje, em Belo Horizonte, foi realizada uma caminhada em homenagem ao Dia Internacional dos Celíacos. Mas vocês sabem o que o termo significa?

Celíaco é o indivíduo que tem intolerância permanente ao glúten, que é uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, aveia e malte. A doença celíaca é considerada uma desordem autoimune, na qual o organismo ataca a si mesmo. Ao entrar em contato com a mucosa do intestino delgado do paciente, o glúten desencadeia um processo inflamatório nessa região, alterando a mucosa intestinal e resultando na má absorção de alimentos.

O tratamento fundamental é a exclusão total dos alimentos e de seus derivados que contenham glúten. Por isso, os rótulos dos produtos alimentícios devem informar a lista de ingredientes utilizados na sua produção, destacando se contêm, ou não, a proteína.

De acordo com o site http://www.acelbramg.com.br/, pesquisadores já desenvolvem um tipo de trigo sem glúten.

Fonte: www.doencaceliaca.com.br
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!