3 de fev. de 2012

Família...



Na postagem de 11 de janeiro, falei sobre família, Natal e Ano-Novo. Hoje lembrei-me de um texto enviado por um amigo, o Marcelo, abordando o assunto de uma forma bem peculiar. Trata-se de um trecho do livro "O arroz de Palma", de Francisco Azevedo. Leiam.
Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema, principalmente no Natal e no Ano-Novo.

Pouco importa a qualidade da panela, reunir uma família exige coragem, devoção e paciência. Não é para qualquer um. Os truques, os segredos, o imprevisível. Às vezes, dá até vontade de desistir.

O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita. Bobagem. Tudo ilusão.

Não existe Família à Oswaldo Aranha; Família à Rossini, Família à Belle Meunière; Família ao Molho Pardo, em que o sangue é fundamental para o preparo da iguaria.

Família é afinidade, é à Moda da Casa. E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito.

Há famílias doces. Outras, meio amargas. Outras, apimentadíssimas.

Há também as que não têm gosto de nada, seriam assim um tipo de Família Diet, que você suporta só para manter a linha.

Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir.

Enfim, receita de família não se copia, inventa-se. A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia. A gente cata um registro ali, de alguém que sabe e conta, e outro aqui, que ficou no pedaço de papel. Muita coisa se perde na lembrança.

O que este veterano cozinheiro pode dizer é que, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer. Se puder saborear, saboreie. Não ligue para etiquetas. Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio ou no barro.

Família é prato que, quando acaba, não dá pra repetir.

Aproveite a sua ao máximo!!!
Caros leitores, ficarei ausente do blog uns dias porque vou viajar. Adivinhem o motivo? Vou visitar minha família... (risos)

Até breve!

2 comentários:

  1. Lili, família, independente do gosto, do tempero, do modo de preparo, do acompanhamento, é sempre uma delícia... é sempre amor... é sempre FAMÍLIA.
    E até já te adotei como irmã caçula. Bju.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho, Maristela (ou "Anônimo", se preferir...rs). Dizem que família a gente aceita e amigo a gente escolhe. Fico feliz por ter sido escolhida como amiga e também "irmã caçula"! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!