5 de mai. de 2009

De bem com a nova ortografia – cresce o alfabeto


A partir do Acordo Ortográfico, o nosso alfabeto incorporou o K, W e Y, passando de 23 letras para 26. Essas letras podem agora, oficialmente, ser usadas em nomes próprios e seus derivados. Exemplos: Darwin – darwinismo, Taylor – taylorista.

CURIOSIDADE: as pessoas falam em Reforma Ortográfica e Acordo Ortográfico como se fossem termos sinônimos... Não são, gente. Rosana Weg e Virgínia de Jesus, professoras universitárias de Língua Portuguesa, esclarecem que a Reforma é estabelecida de maneira unilateral, independente, e cada país faz as mudanças que julgar necessárias – no Brasil, ocorreram em 1943 e 1971. Já o Acordo é multilateral, sendo construído com a contribuição de várias partes que entram em consenso para que as novas regras entrem em vigor. Então, já sabem, o que passou a vigorar em janeiro deste ano foi o Acordo Ortográfico.

Por hoje é só.

Abraços!

Um comentário:

  1. hi your site is really nice i also want to share my website with u if u like it vote for me
    http://www.ideamani007.blogspot.com/
    http://rareebooksforall.blogspot.com/
    i want to develop many ebook blogs to encourage students so i want ur encouragement

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!