23 de ago. de 2009

Comigo-ninguém-pode mesmo!



A origem do nome dado à planta que combate o mau-olhado
Marcio Cotrim

'A planta de nome científico Dieffeembachia amoena é popularmente conhecida pela curiosa alcunha de "comigo-ninguém-pode". Cercada de superstições, é indicada para quem quer afastar mau-olhado, pois, dizem os leigos, absorve energias negativas das pessoas mal-intencionadas. A explicação, porém, é científica.
Com o auxílio de um microscópio, nota-se perfeitamente a presença de pequenos cristais dentro das células das folhas dessa planta. Se ingeridos, instalam-se na traqueia e criam um edema que pode levar à morte.
Deve ser cultivada à meia-sombra e fica muito bem em vasos ornamentais, onde se destacam suas folhas grandes e brilhantes, com manchas rajadas brancas ou amarelas. Se bem adaptada, produz flores discretas no verão.
A Dieffenbachia picta Schott é uma planta ornamental tóxica, pertencente à flora amazônica, responsável por casos graves de intoxicação, principalmente em crianças.'

Fonte: Revista Língua

Abraços!

8 comentários:

  1. Pois é, no interior muitas lojas deixam um vasinho com essa plantinha perto da porta. É só reparar...

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Philipe. E não é só nas lojas, já vi a plantinha "marvada" em muitas casas também...

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Lili,
    Já tive vários vasos com esta planta. Inclusivé cheguei a cortar de um tronco gr. já desfolhado. vários troncos peq. e pegava mt. facilmente.
    A minha mãe chegou a ter dentro de casa e na varanda. Faz um vaso mt. bonito, agora não sabia o significado do nome. Acho que estou a precisar de arranjar uma. rsrsrsrsrsrs
    Isabel

    ResponderExcluir
  4. QUERO SABER SE É VERDADE OU É MITO DE QUEM TEM ESSA FOLHAGEM EM CASA SE FOR SOLTEIRA NÃO CASA ?? VERDADEIRA OU FALSA ESSE MITO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cientificamente é mito... eu gosto dela acho me protege de algo, se for do casamento vo botar até oferenda kkkkkkkk

      Excluir
  5. Caro leitor, sobre superstições com plantas, conheço uma que diz "quem tem avenca em casa não casa". Mas a fama da "comigo-ninguém-pode" é de afastar energias negativas. Abraços e volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. Meu vaso de comigo ninguém pode está lindo, abriu duas flores..porém ficaram abertas apenas 3 dias. O que é correto fazer? Podar essas flores ou deixar? Obrigada.
    Cici

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cici! Não sou especialista em jardinagem, mas sugiro que você aguarde mais um tempinho para ver se as flores reabrem. Se isso não acontecer, penso que deveria cortá-las, da mesma forma que a gente poda as folhas secas de uma planta para que fique mais bonita e dê espaço para as folhas novas crescerem. Como já disse, é só uma sugestão. Abraços e volte sempre!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!