21 de ago. de 2009

A palavra é: ORTOGRAFIA

'No dia 1º de janeiro entraram em vigor as novas regras da ortografia da língua portuguesa. Com o objetivo de unificar a ortografia nos países falantes do idioma, o chamado “Acordo Ortográfico” implementa inúmeras mudanças como, entre várias outras, o fim do trema em vocábulos que não sejam estrangeiros ou derivados de estrangeiros, e a reincorporação das letras K, W e Y no alfabeto oficial.

A palavra “ortografia” é um substantivo feminino que teve a sua origem no termo latino 'ortographia', por sua vez formado pelos elementos orto- ('reto', 'direito', correto) e -grafia ('escrita'), e, no texto acima, designa as regras para a escrita correta das palavras, o estudo dessas regras e a representação das palavras por meio das letras e sinais gráficos.

Definição do "iDicionário Aulete": (or.to.gra.fi.a) substantivo feminino.

1. Gram. Conjunto de regras, na gramática de uma língua, destinadas a orientar a maneira correta de escrever as palavras e de usar os sinais de acentuação e pontuação. [ antôn.: Antôn.: cacografia ]
2. O estudo dessas regras.
3. Representação das palavras por meio da escrita; GRAFIA
4. Geom. Representação de uma figura ou sólido por meio de projeções ortogonais.
[F.: Do lat. orthographia, ae; ver ort(o)- e - grafia.]'

Fonte: www.aulete.com.br (Palavra do dia)

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!