7 de jan. de 2010

De bem com a nova ortografia – hífen

Caros leitores, esta é a minha primeira postagem de 2010. Que tal começarmos o ano em sintonia com o Acordo Ortográfico?

Não por acaso, foram apresentadas aqui, primeiramente, as mudanças mais simples e de fácil assimilação. Porém, o momento chegou, apertem os cintos, porque vamos encarar a parte mais duvidosa, mais delicada, mais polêmica do Acordo: o hífen!

É brincadeira, gente! Não se desesperem... Existem algumas regrinhas básicas (podemos consultá-las de vez em quando) que nos ajudam na hora de hifenizar, ou não, as palavras.

Algumas pessoas acham que o hífen foi extinto pelo Acordo, o que não é verdade. Um bom exemplo é o termo “bem-vindo”, que continua a ser escrito com o tracinho unindo as duas palavras.

Para começar, anotem aí: o hífen não é mais utilizado em palavras que tenham prefixos terminados em vogal seguidos por palavras iniciadas por vogal diferente.

Exemplos:

Autoescola
Contraindicação
Extraoficial
Infraestrutura
Neoimperialista
Semrido

Deve-se observar uma exceção: o prefixo “co” (coordenar/cooperar). Nesse caso, embora o prefixo termine com a vogal "o" e a palavra seguinte comece com a mesma vogal, não há separação pelo hífen.

Por hoje é só, mas fiquem conectados. Continuaremos a falar sobre o hífen depois...

Abraços!

2 comentários:

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!