25 de jan. de 2010

A palavra é: EMPULHAÇÃO

'Na coluna de Elio Gaspari publicada nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo no último dia 5 de Janeiro, havia o seguinte trecho: “O Rio de Janeiro precisa de um choque de ordem. Em pouco mais de 24 horas o governador Sérgio Cabral passou do descaso à empulhação e assumiu uma postura de dragão de festa chinesa para rebater as críticas de que sumira diante das tragédias de Angra dos Reis e da Ilha Grande".

A palavra empulhação vem da junção do verbo “empulhar” com o sufixo “-ção”. Para o contexto acima, seu significado é assim apresentado no “iDicionário Aulete”: (em.pu.lha.ção) s.f.

1. Ação ou resultado de empulhar

2. Bras. Pop. Logro, embuste, mentira, tapeação: Seus argumentos de defesa eram pura empulhação.

[Pl.: -ções.]

[F.: empulhar + -ção.]'

Fonte: www.aulete.com.br (Palavra do dia)

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Caro leitor "Anônimo", a minha intenção neste modesto blog é tão somente compartilhar dicas e curiosidades sobre a nossa língua portuguesa, de forma leve, despretensiosa e, se possível, agradável para os leitores. Agradeço pela sua visita e até pelo comentário desagradável (risos). Espero sua contribuição para enriquecer minhas futuras postagens... Abraços, Lili.

    ResponderExcluir
  2. A maldição dos comentários anônimos

    ResponderExcluir
  3. Artigo pobre uma vaca! nem no wikipédia tem essa palavra... Valeu ai pelo post!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!