30 de out. de 2010

A vírgula

Que tal conhecer um pouco mais sobre a vírgula?
'A palavra vírgula vem de longe. Nasceu no latim. Lá, queria dizer varinha. Também significava pequeno traço ou linha. Depois, virou sinal de pontuação. Indica pausa rápida, menor que o ponto. A mocinha atravessou os séculos. No caminho, suscitou discussões. Alguns afirmam que seu emprego é questão de gosto. A gente põe o sinalzinho onde tem vontade. Outros dizem que basta ler a frase. Parou pra respirar? Pronto. Taca-lhe a vírgula. Aí surge um problema. Como os gagos e os asmáticos vão se virar?

Há situações e situações. Nalgumas, a vírgula é facultativa. Aí não há erro. Você acerta sempre. Noutras, obrigatória. É o caso da separação dos termos explicativos. Esse emprego encuca Daisy Rabelo. Eis a frase que lhe rouba o sono.

A prefeita de Contagem, Marília Campos, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo, acertaram os detalhes do projeto.

O termo explicativo tem várias caras. Uma é velha conhecida. Chama-se aposto. Ele facilita a vida do leitor. Mas a ausência dele não causa prejuízo ao entendimento da frase.

Compare as frases:

-O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, prepara nova viagem.

-O ex-presidente da República Itamar Franco morou no exterior.

Por que um nome vem entre vírgulas e o outro não? As situações são tão parecidas. É chute? Não. O segredo está no que vem antes do nome. No primeiro exemplo, é presidente da República. Quantos existem no Brasil? Só um. Luiz Inácio Lula da Silva é termo explicativo. Funciona como aposto. Daí as vírgulas. (Esse é o caso das frases da Daisy. Contagem só tem uma prefeita e um secretário de Desenvolvimento Regional. Marília Campos e Dilzon Melo são termos explicativos).

Mas há mais de um ex-presidente. Se eu não disser a quem me refiro, deixo o leitor numa enrascada. Posso estar falando de José Sarney, Collor, FHC, Itamar Franco. Aí só há um jeito: dar nome ao boi. Itamar Franco é termo restritivo. Não aceita vírgula'.
Fonte: Coluna da Dad Squarisi - jornal Estado de Minas – 23/8/2009

Caros leitores, por hoje é só.

Abraços!

2 comentários:

  1. Gostei muito. É variado e contem muitas "lições" de português. continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Cara Vovó Neuza, é uma honra receber sua visita e uma alegria merecer um elogio seu. Volte sempre! Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!