18 de abr. de 2011

A palavra é: RESSABIADO

Caros leitores, nasci no interior de Minas e cresci ouvindo termos bastante pitorescos, alguns dos quais acabaram se perdendo no tempo. Só pra exemplificar, dizíamos que a casa tinha alpendre (uma espécie de varanda coberta) e que a criança levou uma coça (surra) da mãe. Meu pai, quando queria tirar um cochilo, dizia que ia passar por uma madorna. E por aí vai... O interessante é que essas palavras, meio esquisitas, são corretas e constam no dicionário. Vejam agora a definição de uma palavra comum na nossa linguagem cotidiana: ressabiado.
‘Entre outras editorias, o termo ressabiado pode ser encontrado facilmente na seção de Economia de qualquer jornal. Os próprios economistas costumam usar expressões como 'mercado ressabiado' ou 'investidor ressabiado'. Na editoria de Esportes também é comum aparecer a palavra: “Ressabiado, Corinthians propõe contrato com Adriano até dezembro” foi manchete do IG Esportes de 17/03/2011. O termo é sinônimo de 'assustadiço', 'desconfiado'.

Definições:

1. Assustadiço, desconfiado;

2. Desgostoso, melindrado, ofendido: "E como nem daquele humano convívio tirava calor, parecia um bicho ressabiado a caminhar de casa para a loja e da loja para casa." (Miguel Torga, Não venha mais...);

3. Que ressabia, que se torna rançoso (manteiga ressabiada).

[Part. de ressabiar.]’
Fonte: www.aulete.com.br (Palavra do dia)

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!