26 de jun. de 2011

A palavra é: TARTAMUDEZ

O significado dessa palavra um tanto esquisita é:

1 Estado ou condição de tartamudo.
2 Embaraço ou dificuldade de falar; GAGUEIRA; GAGUEZ.

A fonoaudióloga Beatriz Tolentino Gontijo define que “a gagueira é uma alteração da fluência verbal, caracterizada por bloqueios na emissão, prolongamentos ou repetições de fonemas ou sílabas”. A especialista diz que o tratamento deve ser feito por foniatras ou fonoaudiólogos, o mais precocemente possível, para que a gagueira possa ser curada ou atenuada.
Quem assistiu ao filme “O Discurso do Rei”, estrelado por Colin Firth (Oscar de melhor ator), pôde conhecer um pouco das dificuldades enfrentadas por quem tem esse problema.

O escritor José Saramago, que também era gago, disse: “Os que gozam da sorte de uma palavra solta, de uma frase fluida, não podem imaginar o sofrimento dos outros...”

Também o ator Bruce Willis diz ter gaguejado muito dos 9 aos 17 anos e que o sintoma diminuía quando ele estava representando. Ele brinca: "Eu continuo gaguejando, mas se eu conseguir fazê-lo rir, talvez você nem perceba."

Já o escritor Machado de Assis, dizem, carregava consigo algumas mágoas em decorrência do preconceito sofrido por ser mulato, gago e ter epilepsia.

A Associação Brasileira de Gagueira ensina como agir diante de um gago:

1. Evite dizer coisas do tipo: “fale devagar”, “respire” ou “relaxe”. Esses conselhos não ajudam e podem até atrapalhar.
2. Deixe a pessoa perceber que você está realmente prestando atenção no que ela está falando ao invés de “como” ela está falando.
3. Procure não tentar completar as frases.
4. Trate a gagueira com naturalidade e sem julgamentos.
5. Nunca ria da gagueira de alguém.

É isso mesmo! Afinal, compreensão e respeito não fazem mal a ninguém...

Fontes: Dicionário Aulete e Jornal O Tempo – 15/6/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!