11 de dez. de 2011

Café espresso

Outro dia, fazendo um lanche, reparei que na máquina de café estava escrito "espresso" e não "expresso" como a gente vê por aí... Estranharam também?



O jornalista Márcio Cotrim explica a origem do termo:
Essa maneira de preparar o café não vem, como se poderia supor, do inglês express, rápido. A origem do café cremoso é o italiano caffè espresso, e este do latim espressu, espremido, comprimido. Os italianos deram tal nome a essa forma de preparar o café porque nela existe compressão da água fervente por meio dos grãos moídos. Seja como for, o café continua sendo uma das bebidas mais degustadas no mundo, símbolo de cordialidade e do bom convívio. O momento de passar o café é sempre recebido com prazer, a qualquer hora do dia ou da noite.
Caros leitores, quem é do interior, como eu, sabe que por lá é muito comum tomar café nas casas de quem a gente visita. Não aceitar é quase uma desfeita (ou uma deselegância, como diria a jornalista Sandra Annenberg). Uma vez resolvi visitar vários parentes na mesma tarde. Resultado: muita conversa boa e muito, muito café, daqueles preparados em coador de pano, com gostinho e memória da infância. Sem falar nos biscoitinhos feitos na hora, nos pães-de-queijo, nas broas de milho... Como recusar?

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!