"Muita gente tem dificuldades para entender quando se deve usar a palavra ‘ora’, em vez de ‘hora’.Fonte: www.aulete.com.br (Palavra do dia)
Bem, ‘hora’ deve ser usada quando ela for um substantivo referente ao dia e suas 24 horas. Por exemplo em ‘Quanto você ganha por hora de trabalho?’ ou em ‘É, agora, uma hora da tarde’.
Já a palavra ‘ora’ tem quatro significados, segundo o Aulete digital. Pode ser ‘nesta ocasião, agora’ (‘a lei, ora apresentada, proíbe a venda de armas’), pode significar ‘ou... ou...’ (‘ora estava de bom humor, ora estava de mau humor’), pode ser também ‘entretanto’ (‘Eu ofereci ajuda; ora, orgulhosa como é, nem aceitou’) e também pode significar surpresa, ironia ou irritação (‘Ora! Quem é vivo sempre aparece!’)"
Caros leitores, lembrei-me do verbo 'orar' no sentido de rezar ('Ela sempre ora antes de dormir'). Tem também o 'orar' quando se faz uso da oratória para apresentar um evento, por exemplo, ou fazer um discurso: "...orava um ministro para quem coroa e opinião no Brasil eram a chapa e o cunho da mesma moeda..." (José de Alencar, Senhora).
Quantas possibilidades, não é mesmo? VIVA a diversidade da nossa língua portuguesa!!!
Até a próxima!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigada pelo comentário! Volte sempre.
ResponderExcluir