Caros leitores, estive meio ausente do blog (falta de tempo mesmo), mas aqui estou de novo, de olho nas curiosidades da língua portuguesa.
Como vocês já devem saber, o governo federal adiou para 2016 a obrigatoriedade do uso da nova ortografia. O assunto é bastante controverso. O professor Ernani Pimentel, por exemplo, defende a simplificação do idioma, o que seria uma ótima ideia, não acham?
Leiam, a seguir, a matéria da Folha de S.Paulo e tirem suas conclusões a respeito.
Abraços!
O assunto é polêmico, claro. Eu, particularmente, acho que só dificulta a vida das pessoas - sejam elas "letradas" ou não. Sou jornalista, tenho mestrado (cuja dissertação supostamente está no acordo, mas duvido que não tenhamos deixado passar alguma coisa), e fico confusa a quase qualquer palavra. Eu, que vivo da palavra (não sou evangélica, rs)! Imagine a vida de arquitetos, engenheiros, médicos etc etc. Muita canseira pra algo que não sei se traz tantos benefícios assim.
ResponderExcluirMaíra, a situação é complicada mesmo. Falando em complicação, veja o caso do hífen, por exemplo. Haja memória para decorar todas aquelas regrinhas... Mas, se a coisa apertar, vai aqui uma dica: entre no site da Academia Brasileira de Letras (www.academia.org.br) para tirar as dúvidas e escrever tudo direitinho. Abraços e volte sempre.
Excluir