17 de fev. de 2013

Novo acordo adiado

Caros leitores, estive meio ausente do blog (falta de tempo mesmo), mas aqui estou de novo, de olho nas curiosidades da língua portuguesa. 
Como vocês já devem saber, o governo federal adiou para 2016 a obrigatoriedade do uso da nova ortografia. O assunto é bastante controverso. O professor Ernani Pimentel, por exemplo, defende a simplificação do idioma, o que seria uma ótima ideia, não acham? 
Leiam, a seguir, a matéria da Folha de S.Paulo e tirem suas conclusões a respeito.
Abraços!

2 comentários:

  1. O assunto é polêmico, claro. Eu, particularmente, acho que só dificulta a vida das pessoas - sejam elas "letradas" ou não. Sou jornalista, tenho mestrado (cuja dissertação supostamente está no acordo, mas duvido que não tenhamos deixado passar alguma coisa), e fico confusa a quase qualquer palavra. Eu, que vivo da palavra (não sou evangélica, rs)! Imagine a vida de arquitetos, engenheiros, médicos etc etc. Muita canseira pra algo que não sei se traz tantos benefícios assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maíra, a situação é complicada mesmo. Falando em complicação, veja o caso do hífen, por exemplo. Haja memória para decorar todas aquelas regrinhas... Mas, se a coisa apertar, vai aqui uma dica: entre no site da Academia Brasileira de Letras (www.academia.org.br) para tirar as dúvidas e escrever tudo direitinho. Abraços e volte sempre.

      Excluir

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!