29 de abr. de 2009

De bem com a nova ortografia - o Acordo



Como vocês sabem, entrou em vigor no Brasil o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
A partir de janeiro deste ano, algumas palavras sofreram alterações na sua grafia e isso está deixando todo mundo de cabelo em pé... Mas haverá um período de transição, o que significa que teremos um prazo – mais precisamente até dezembro de 2012 – para nos adaptar às novas regras. Até lá serão aceitas as duas formas de escrita.

O objetivo do tal Acordo é unificar a ortografia em oito países que adotam o idioma oficialmente, facilitando o intercâmbio cultural e científico. A grafia é alterada, mas a pronúncia continua igual. Para sanar todas as dúvidas que possam surgir (e elas devem surgir principalmente por causa do hífen), foi lançada em março a 5ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), já com as novas regras ortográficas.

Falando nisso, vocês sabem a diferença entre vocabulário ortográfico e dicionário? O vocabulário apresenta apenas a grafia e a categoria gramatical das palavras. Já o dicionário traz também o significado delas.

Mas, querem uma sugestão? Não tenham pressa em comprar o VOLP. Explico: li um artigo de Pasquale Cipro Neto, na Folha de S. Paulo do dia 16 de abril, falando da possibilidade de Portugal não aderir ao Acordo Ortográfico (existe uma petição contra). E se aderir, pode ser que o País exija o cumprimento integral do artigo 2º do documento – ele determina a elaboração de um vocabulário ortográfico comum da língua portuguesa “tão completo quanto desejável e tão normalizador quanto possível, no que se refere às terminações científicas e técnicas...” O professor Pasquale alerta para a possibilidade de Portugal querer participar da elaboração desse outro vocabulário e aí, adeus VOLP...

A dica é acessar o site http://www.academia.org.br/ da Academia Brasileira de Letras – clicar em NOSSA LÍNGUA, depois em BUSCA NO VOCABULÁRIO – para pesquisar a grafia correta das palavras. Por enquanto, o site não está atualizado com as mudanças, mas isso deve acontecer em breve.

Então, vamos combinar: se alguém tiver notícia sobre a questão do Acordo Ortográfico em Portugal (ou do desacordo, no caso) conte pra nós. A intenção é “trocar figurinhas” mesmo...

Acessem o blog sempre que puderem, pois as novas regras ortográficas constarão nas próximas postagens. Afinal, pra que esperar até 2012? Melhor a gente encarar essas mudanças, o quanto antes, e ficar de bem com a nova ortografia...

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!