21 de abr. de 2009

Sejam bem-vindos!

Disse o Barão de Itararé: “O português é uma língua muito difícil. Tanto que calça é uma coisa que se bota, e bota é uma coisa que se calça.”
A fala do Barão é interessante, mas prefiro pensar que a língua portuguesa não é tão difícil assim. Digo que é rica de possibilidades... E bota possibilidades nisso!!!
Escrever um bom texto exige dedicação. Dizem que requer 10% de inspiração e 90% de transpiração. De preferência, sem correria. É como construir uma casa: o pedreiro começa com a alvenaria e passa depois para o acabamento (e não acabamento final, o que seria um baita pleonasmo). Com a redação é mais ou menos assim. Em primeiro lugar, é aconselhável anotar as ideias principais e organizá-las para dar uma boa sustentação e coerência ao texto. Em seguida, é fundamental fazer uma leitura (ou várias) verificando se a redação está clara, correta e objetiva. É bom lembrar que uma obra não é considerada pronta antes do acabamento. Também o texto necessita de uma boa revisão antes de ser finalizado.
Vejam só o que pode acontecer quando não se faz uma revisão do texto:


Cômico ou trágico? A verdade é que isso acontece mais vezes do que se imagina, principalmente nos dias de hoje, quando tudo é feito às pressas, na base do “copiar e colar”...
Minha intenção ao criar este blog é compartilhar informações, dicas e curiosidades sobre a nossa língua portuguesa. Espero, sinceramente, que essa iniciativa traga alguma contribuição para os leitores.
Sejam bem-vindos!

8 comentários:

  1. Já vi que vou precisar demais desse blog! ;-)
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lili!

    Sempre que der passarei aqui para compartilhar de suas informações e dicas. Amei o seu BLOG!

    Um grande abraço,
    Rosângela

    ResponderExcluir
  3. Oi Lili!

    Parabéns pela iniciativa! Achei a ideia bacanérrima! Sempre visitarei seu blog e ficarei por dentro das novidades!

    Beijo,

    Caju

    ResponderExcluir
  4. Eliana,

    Parabéns pela iniciativa!
    Passarei por aqui sempre que puder.
    Obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos, e nos fazer evoluir junto com você!
    Beijos,

    Isabel

    ResponderExcluir
  5. Lili,

    Show de bola, digo, de letras!!!
    Informações claras, objetivas e com uma pitada de criatividade são agradáveis de ler... ou seria de "se ler"??? Gostou do desafio???

    Beijos,

    Cláudia Zagnoli

    ResponderExcluir
  6. Elogios à parte ou a parte ? Taí uma dúvida para ser inserida no seu blog (rsss). Legal esta idéia de compartilhar seus conhecimentos de forma que chegue ao maior número possível de pessoas. Viva a globalização. Parabéns !!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!