27 de set. de 2009

Hino Nacional agora é obrigatório

Outro dia, falei aqui sobre o Hino Nacional Brasileiro e de como as pessoas acham difícil compreender sua letra, além de se enrolarem bastante na hora de cantá-lo. Mas, a recente mudança na lei nº 5.700 (de 1971) poderá contribuir para melhorar esse quadro: a partir de agora, o Hino deverá ser executado pelo menos uma vez por semana nas instituições públicas e privadas de ensino fundamental.

A proposta é de autoria do deputado federal Lincon Portela (PR-MG) e já foi sancionada. Para ele, a lei visa “estimular a noção de patriotismo e civismo entre jovens.”

Algumas escolas já adotam essa prática há muitos anos. Os professores acreditam que isso até auxilia no aprendizado dos alunos de maneira geral, pois eles ficam mais disciplinados.

Seria importante também que os professores “traduzissem” antes para as crianças (se já não o fazem) a letra do Hino, trocando em miúdos mesmo. Entender o que se diz é bem melhor do que ficar apenas repetindo palavras rimadas, sem saber o seu significado...

De acordo com a diretora de escola Maria de Lourdes Rodrigues, “o ato de executar o Hino Nacional, além de hastear a bandeira do Brasil, promove nos alunos uma conscientização sobre os deveres do cidadão perante a pátria.”

Então, que o Hino Nacional seja bem-vindo!

Fonte: jornal O TEMPO – 23/9/2009

2 comentários:

  1. Olá, Lili!

    Quero parabenizá-la pelo seu blog, está excelente e de fácil compreensão da nossa Língua Portuguesa. O Muçarela está sempre com muitas curiosidades e exemplos brilhantes, alé, de não descuidar da nova ortografia. Coisa que não é fácil, pois é difícil escrever a palavra ideia e não ter a tentação de acentuar...
    Vi que você é uma das seguidoras do blog da Vovó Neuza, assim como eu. Tenho a oportunidade de tê-la como amiga pessoal e compartilhar de suas experiências e me inspirar diariamente com seus exemplos de vida e de Memória.
    Quanto à obrigatoriedade do Hino Nacional, creio que pode ser bom, não apenas por questão de "patriotismo" ou de manter os alunos "disciplinados", mas por começarmos a compreender o sentido de cidadania e herança cultural e, principalmente, evitar constrangimentos públicos, como nos vídeos que você disponibilizou em outra postagem.
    Bem, termino por aqui para não ser prolixa ... Um grande abraço e até a próxima oportunidade.

    Margarete Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Margarete, obrigada pela sua visita e pelos comentários sobre o blog! É sempre bom conhecer gente nova e trocar umas figurinhas! Abraços, Lili.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!