20 de set. de 2009

Sobre a pontuação



'Um homem rico estava muito mal, agonizando. Pediu papel e caneta. Escreveu assim:

Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.

Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava a fortuna? Eram quatro os concorrentes.

1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:

Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito:

Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

3) O padeiro pediu cópia do original. Puxou a brasa para a sardinha dele:

Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

4) Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:

Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.'

Caros leitores, vejam a confusão que pode ocorrer por causa da pontuação, ou pela falta dela, no caso.

Quando escreverem um texto, leiam (se possível em voz alta) como se nada soubessem do assunto, para ver se ficou bem claro. Às vezes, uma pontuação incorreta pode mudar todo o sentido do que se quer dizer.

E quanto àquela história (que nos ensinaram na infância) de que colocamos vírgula na hora de respirar, esqueçam! Não é bem assim que a coisa funciona.

Mas a vírgula é assunto para a gente falar em outro dia...

Abraços!

4 comentários:

  1. Tem também aquela história de guerra.
    Um soldado, diante das entradas de uma pequena cidade, pergunta ao general:
    "Senhor atacamos a cidade?"
    no que o general responde:
    "Não poupe a cidade!".
    Mas o telegrafista, por engano, colocou uma vírgula logo após o "não".
    Então, a mensagem recebida pelo soldado foi:
    "Não, poupe a cidade!"

    E assim, a cidade foi poupada do massacre graças ao erro de digitação!

    Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Falando nisso, Denis, conhece a história do soldado que foi convocado para a guerra? Ele recebeu o seguinte telegrama: IRÁS VOLTARÁS NÃO MORRERÁS

    Pontuando de forma otimista: IRÁS. VOLTARÁS. NÃO MORRERÁS!

    Mas se o soldado pontuou de forma pessimista: IRÁS. VOLTARÁS? NÃO! MORRERÁS.

    Obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Misael, outro dia uma amiga me pediu para revisar um texto dela. Eu fiquei até sem graça porque não conseguia entender o que ela queria dizer, já que praticamente não existia pontuação. Acho que ela escreveu com a mesma rapidez do pensamento e a coisa foi meio "ladeira abaixo"... A situação é complicada porque muitas vezes quem escreve não está perto de quem lê. Sem uma pontuação correta o texto pode não ser bem compreendido, causando problemas. Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!