8 de set. de 2009

Ouviram do Ipiranga...

Ainda no clima do "7 de setembro", pergunto a vocês, caros leitores: alguém aí se lembra do Hino da Independência do Brasil? A letra foi composta por Evaristo da Veiga e a música é do próprio Dom Pedro I. Vou ajudá-los... Começa assim: Já podeis da Pátria filhos/Ver contente a Mãe gentil/Já raiou a Liberdade/No Horizonte do Brasil...

Dizem que o Hino da Independência foi adotado como Hino Nacional, mas quando Dom Pedro começou a perder popularidade, essa composição, muito associada à sua figura, passou a ser também desprestigiada e acabou sendo substituída pela melodia atual do Hino.

Nos últimos dias, um episódio envolvendo o Hino Nacional mereceu muitos comentários: na abertura de um evento na Assembleia Legislativa de São Paulo, a cantora Vanusa foi convidada para entoar o Hino, mas acabou desentoando... Uma cena lamentável!

Mas eu não estou aqui hoje para falar da Vanusa. O destaque é para o Hino Nacional Brasileiro, que completou cem anos. Apesar dessa longa e respeitável trajetória, ainda não é fácil para o povo entender o seu significado. Isso porque o autor Osório Duque Estrada utilizou um vocabulário mais elaborado, que não faz parte da nossa linguagem habitual. Frases como "O lábaro que ostentas estrelado..." soam meio misteriosas nos ouvidos das pessoas.

E como se não bastasse, “O poeta preferiu usar e abusar das inversões e o brasileiro não gosta muito da inversão da frase. Elaborar naquele tempo era uma técnica que era louvada”, diz o escritor Domício Proença Filho.

Vejam como ficaria parte do Hino, de acordo com o professor de português Sérgio Nogueira, caso tivesse sido escrito na ordem direta e com palavras mais simples:
As margens calmas do Ipiranga ouviram o grito que ecoou forte de um povo heroico. Nesse instante, o sol da liberdade brilhou no céu da pátria com os raios luminosos. Se conseguimos conquistar com força a garantia da igualdade, nosso peito, que somos nós próprios, com liberdade desafiamos até a morte...

Os brasileiros, muitos deles, além de não assimilarem bem o significado da letra do Hino Nacional, pioram bastante a situação na hora de cantá-lo. Assistam ao vídeo a seguir e percebam como a coisa é, ao mesmo tempo, cômica e trágica...




Fontes: Wikipédia e Portal G1

Abraços!

Um comentário:

  1. Very informative and impressive post you have written, this is quite interesting and i have went through it completely, an upgraded information is shared, keep sharing such valuable information. Serviço desentupidora em SP

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!