9 de mai. de 2010

A palavra é: VENDETA

'Vendeta, do italiano vendetta, significa represália, retaliação, vingança. Na Itália, o termo é bastante utilizado para se referir a brigas prolongadas entre famílias rivais. Vendeta não se refere apenas a um ato único de vingança, pode também designar uma série de atos hostis que alguém ou alguma organização pratica contra aquele ou aqueles que, no passado, cometeram ofensa ou oposição.

Existe uma série de romances gráficos, escrita por Alan Moore e adaptada em 2006 para o cinema, cujo título foi traduzido para o português como V de Vingança, mas que originalmente se chama V for Vendetta. Na história desse quadrinho, o herói "V" é um vingador anarquista que põe em prática uma série de atos que fariam parte de uma campanha contra a opressão e a tirania do governo.

Definição do iDicionário Aulete: [ê] s.f.

1. Crime, ger. assassinato, praticado como vingança entre famílias, grupos ou organizações de marginais; VINGANÇA

[F.: Do it. vendetta 'vingança'.]'

Fonte: www.aulete.com.br (Palavra do dia)

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!