19 de jun. de 2010

José Saramago


José Saramago na cidade espanhola de Lanzarote (Ilhas Canárias) em 1996
(Foto: Sebastião Salgado)


"Hoje, sexta-feira, 18 de junho, José Saramago faleceu às 12h30 horas [horário local] na sua residência de Lanzarote, aos 87 anos de idade, em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila", dizia uma nota assinada pela Fundação José Saramago.

Caros leitores, ontem, o mundo perdeu um dos maiores escritores do nosso tempo, condecorado com o prêmio Camões, pelo conjunto da obra, e vencedor do prêmio Nobel de Literatura. Saramago tinha a língua afiada e escreveu livros polêmicos, mas sempre foi admirado pela sua atuação contra as injustiças e os grandes poderes econômicos.

"O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever", disse o escritor português ao receber o prêmio Nobel, em 1998, citando o avô, analfabeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!