26 de jun. de 2010

"Santo casamenteiro"

No dia 13 de junho, comemora-se o dia de Santo Antônio. Vocês sabem por que ele é tão querido pelas mulheres e conhecido como "santo casamenteiro"? Existem várias explicações. Já ouvi dizer que ele ajudava a pagar o dote exigido das moças pela família dos pretendentes. Outros dizem que era um ótimo conciliador de casais. Há também outra versão, talvez a mais conhecida, que é contada agora pela professora Dad Squarisi.
"Matrimônio, matrimônio, isso é lá com Santo Antônio." Por quê? A história vem lá de Portugal. Dizem que uma moça linnnnnnda vivia em Lisboa. Apesar da beleza, porém, não arranjava casamento. O tempo passava, passava, passava. A ameaça de virar titia ganhava cores cada vez mais vivas. O que fazer? Em vez de se entregar à sorte cruel, a bela comprou uma imagem de Santo Antônio. Todas as noites rezava, rezava, rezava. E lhe dava um vintenzinho. Os dias, os meses, os anos transcorriam. E nada. A dúvida pintou. Teria ela escolhido o cupido certo? No desespero, jogou a estátua janela afora. O milagre! Na calçada caminhava um belo mancebo. Ao receber o baque na cabeça, olhou pro alto e viu de onde o objeto havia partido. Santo intato em mão, subiu a escada e tocou o sino (não havia campainha). A jovem casadoira abriu a porta. Ops! Mirou o mancebo. O mancebo a mirou. Foi paixão à primeira vista. O casamento veio como consequência. A história correu o mundo. Santo Antônio ganhou a fama com a qual dorme na cama.
Caros leitores, se isso aconteceu mesmo, como saber? Mas até que é uma explicação interessante...

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!