1 de set. de 2010

O tema é: CINEMA

Vocês acham que decupagem é apenas uma técnica de artesanato? Então, vejam o significado desse e de outros termos muito utilizados por quem trabalha com cinema.
'CENA
Cena é uma unidade dramática do roteiro, uma seção ininterrupta de qualquer ação que ocorra em um mesmo espaço. Ou seja: é cada um dos lances de ação que constituem um filme. Cena pode ser também o mesmo que “cenário”.

DECUPAGEM
Decupar consiste em detalhar em um roteiro os elementos cênicos (planos, efeitos, etc.) para facilitar a filmagem. Assim, decupagem é a planificação do filme definida pelo diretor, incluindo todas as cenas, posições de câmera, diálogos e duração de cada cena, etc.

EXTERNA
Geralmente usada no plural, externas são as cenas filmadas fora de um estúdio. Podem ser feitas em praças, praias, ruas, estádios, etc.

MOVIOLA
Moviola se tornou sinônimo de mesa de montagem cinematográfica, máquina usada para a edição e montagem de filmes ou vídeo, por causa de uma marca, assim chamada, desse tipo de equipamento.

PANORÂMICA
Panorâmica pode ser o movimento (lateral ou circular) feito por uma câmera, com o intuito de conseguir uma visão geral do ambiente, ou o próprio plano filmado.

TOMADA
Tomada é a filmagem contínua de cada segmento específico da ação do filme, isto é, a gravação sem interrupção de uma cena.'
Fonte: www.aulete.com.br (Palavra do dia)

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!