20 de fev. de 2011

De bem com o planeta



Outro dia, fazendo compras aqui em Belo Horizonte, vi uma cliente do supermercado conversando com a atendente sobre a proibição do uso de sacolas plásticas na cidade a partir do mês que vem. A questão principal era: teria que trazer a sacola de casa ou o estabelecimento ia fornecer “de graça” as tais sacolinhas feitas de material biodegradável? A funcionária não soube responder. (Para quem tem dúvida, biodegradável quer dizer “que se decompõe pela ação de microrganismos”).

O problema com as atuais sacolas plásticas fornecidas pela maioria dos supermercados é que elas não se degradam facilmente na natureza e ficam por aí, entupindo esgotos e causando enchentes. São encontradas até no estômago de tartarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos que morrem sufocados.

Estima-se que 1 trilhão de sacolas plásticas são produzidas anualmente em todo o mundo. O Brasil produz mais de 12 bilhões por ano e 80% delas são utilizadas uma única vez. (Fonte: Instituto Akatu pelo Consumo Consciente).

Mas, voltando ao assunto da lei: a partir de 28 de fevereiro próximo, entra em vigor em BH a Lei 9.529/08 que proíbe o comércio de fornecer embalagens que não sejam produzidas de material reciclável ou biodegradável.

Considero válida a iniciativa da prefeitura e penso que vamos acabar nos acostumando a ir às compras levando uma sacola de lona (ou algo parecido) como as pessoas faziam antigamente. Se é para o bem do planeta e para o nosso bem, por que não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!