6 de fev. de 2011

Um dos que...

Algumas expressões da língua portuguesa, embora sejam muito conhecidas, ainda causam dúvida na hora da escrita. Uma delas é “um dos que”. Devemos usar o verbo no singular ou no plural? Leiam a explicação...
Expressão-gilete, um dos que corta dos dois lados. Topa o singular e o plural. Moleza? Nem tanto. O singular é egoísta. Diz que a ação se refere a um só sujeito: O Tietê é um dos rios da capital paulista que deságua no Paraná. (Só o Tietê deságua no Paraná.) João é um dos candidatos à presidência que ataca o antecessor. (Há vários candidatos. Só João ataca o antecessor.)

O plural joga em outro time. Informa que a ação se refere a mais de uma criatura: João é um dos candidatos à presidência que atacam o antecessor. (Vários candidatos atacam o antecessor. João é um deles.)
Fonte: coluna da Dad Squarisi – jornal Estado de Minas – 23/1/2011

Caros leitores, viram como usar o verbo no singular ou no plural vai fazer muita diferença?

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Para deixar um comentário, escreva o texto no espaço abaixo. Depois, no campo "Comentar como", selecione a opção "Nome/URL", caso queira deixar seu nome e/ou endereço do seu site. Ou, se preferir, escolha “Anônimo”. Agora clique em “Postar comentário” e pronto!