A postagem de hoje não é sobre a língua portuguesa. Quero homenagear aqui uma mulher extraordinária, que soube quebrar as barreiras do idioma e nos encantar com sua música e talento singulares. Essa mulher faleceu no dia 4 de outubro, aos 74 anos de idade, e se chamava Mercedes Sosa.
Mercedes nasceu no noroeste da Argentina e sempre foi uma defensora da integração dos povos da América Latina. Era ativista do “peronismo de esquerda” e acabou sendo presa durante um concerto em La Plata no ano de 1979. Banida no seu país, ela resolveu se refugiar em Paris e em Madri.
Só voltou à Argentina em 1982, pouco antes do colapso do regime ditatorial após a fracassada Guerra das Malvinas, e fez vários shows em Buenos Aires. Em seguida, gravou duetos e fez turnês pela Argentina e no exterior.
Apelidada de “La Negra” por causa da ascendência ameríndia, ficou conhecida como a voz dos "sem voz".
Aumentem o som, caros leitores, e assistam ao vídeo a seguir. Será difícil não se emocionarem com a beleza das vozes de Mercedes Sosa e Milton Nascimento, cantando juntos... Preciso dizer mais?
Abraços!
19 de out. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Lili , tudo bem ?
ResponderExcluirAdorei a homenagem a Mercedes Sosa,muito merecida, ela foi e sempre será maravilhosa . Na minha adolescência era uma das cantoras que mais ouvia, de voz forte, cantava com a alma , com o coração e me emocionava bastante.Foi uma perda muito triste para a música mundial.
E parabéns pelo Blog, muito...muito interessante!!!
Beijos