8 de dez. de 2012
16 de nov. de 2012
Propaganda
Pois é! Escreveram "calsas" no lugar de calças. Alguém registrou o erro e enviou a foto para um jornal de Belo Horizonte.
2 de nov. de 2012
Série "Óia as placa!"
21 de out. de 2012
A palavra é: OPERETA
Em uma opereta, contudo, os envolvidos, além de cantar, interpretam. Atores e cantores dividem o palco para promover mais dramaticidade à montagem. Outra particularidade desse tipo de espetáculo é que ele pode ser interpretado na linguagem do país em que é apresentado."
A opereta mais encenada no mundo é "A Viúva Alegre", que está em cartaz no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, até o dia 26 de outubro, com ingressos esgotados.
6 de out. de 2012
Eleições 2012
29 de set. de 2012
Série "Óia as placa!"
Fonte: http://aulete.uol.com.br
Então, caros leitores, corrigindo o aviso: É proibido folhear os jornais.
Abraços!
22 de set. de 2012
Pensamento do dia
15 de set. de 2012
Ortografia
1 de set. de 2012
Uso da vírgula
15 de ago. de 2012
5 de ago. de 2012
Pensamento do dia
"Num tempo
Página infeliz da nossa história
Passagem desbotada na memória
Das nossas novas gerações
Dormia
A nossa pátria mãe tão distraída
Sem perceber que era subtraída
Em tenebrosas transações... "
(Chico Buarque)
Caros leitores, é triste constatar que essa "página infeliz da nossa história" não ficou no passado. O chamado mensalão e tantas outras falcatruas são a prova disso...
4 de ago. de 2012
A palavra é: REMIDO
Definição do iDicionário Aulete: (re.mi.do)
1 Que, após remição, está isento de dívida ou culpa: remido do cumprimento da pena.
2 Resgatado, libertado: remido do cárcere.
3 Em clubes, diz-se de sócios isentos de pagar mensalidade (sócio remido).
[F.: Part. de remir.]"
Fonte: www.aulete.com.br (Palavra do dia)
27 de jul. de 2012
25 de jul. de 2012
14 de jul. de 2012
8 de jul. de 2012
1 de jul. de 2012
24 de jun. de 2012
Permanência
Não e não...
Só faltou o aviso "FAVOR COMPRAR". (risos)
Abraços!
14 de jun. de 2012
A palavra é: REFAZIMENTO
- restauração ou recomposição de coisa rasgada, descolada, partida, deteriorada, etc.
- restabelecimento da saúde, das forças
- aquilo que se concede ou obtém como reparação ou compensação de um prejuízo, perda, ofensa, etc.; compensação, indenização, recompensa.
2 de jun. de 2012
Série "Óia as placa!"
19 de mai. de 2012
A nova ortografia nos jornais
Até a próxima!
16 de mai. de 2012
A palavra é: RATIFICAR
Definição do Dicionário Aulete: (ra.ti.fi.car)
1 Fazer a confirmação ou validação de; CONFIRMAR; VALIDAR. [td.: Ratificar uma promessa.] [tdr. + em: Apesar das denúncias, ratificaram o novo diretor no cargo.]
2 Comprovar, corroborar [td.: A crise ratificou as previsões da imprensa.]
3 Comprovar o que foi declarado; REAFIRMAR. [td.: O deputado ratificou suas declarações da véspera.]
4 Jur. Comprovar a validade de um compromisso juridicamente assumido [td.] "
6 de mai. de 2012
"A DOMICÍLIO"
21 de abr. de 2012
14 de abr. de 2012
Dica cultural
Foto: Paulo Lacerda
O show, que acontece às 20h30, terá a participação de convidados muito especiais: a cantora Lígia Jacques, o Ballet Jovem Palácio das Artes e a chamada Velha Guarda do Choro de BH que, para quem não conhece, é formada por músicos com idade acima de 60 anos, considerados os precursores do gênero musical na cidade.
Os ingressos já estão à venda e custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia-entrada).
Fonte: www.fcs.mg.gov.br
Caros leitores, não é uma ótima dica?
7 de abr. de 2012
A palavra é: PÁSCOA
Definições:
1 Rel. Festa anual cristã comemorativa da ressurreição de Cristo.
2 Rel. Festa anual judaica comemorativa da fuga dos hebreus do Egito.
3 Rel. Festa da primavera do antigo povo hebreu, na época pré-mosaica.
4 Participação coletiva no ato pascal (a páscoa dos militares).
6 de abr. de 2012
Fã da Princesa
Fonte: Dicionário Aulete
31 de mar. de 2012
Pensamento do dia
"Sou um ateu, graças a Deus!"
17 de mar. de 2012
A palavra é: ORA
"Muita gente tem dificuldades para entender quando se deve usar a palavra ‘ora’, em vez de ‘hora’.Fonte: www.aulete.com.br (Palavra do dia)
Bem, ‘hora’ deve ser usada quando ela for um substantivo referente ao dia e suas 24 horas. Por exemplo em ‘Quanto você ganha por hora de trabalho?’ ou em ‘É, agora, uma hora da tarde’.
Já a palavra ‘ora’ tem quatro significados, segundo o Aulete digital. Pode ser ‘nesta ocasião, agora’ (‘a lei, ora apresentada, proíbe a venda de armas’), pode significar ‘ou... ou...’ (‘ora estava de bom humor, ora estava de mau humor’), pode ser também ‘entretanto’ (‘Eu ofereci ajuda; ora, orgulhosa como é, nem aceitou’) e também pode significar surpresa, ironia ou irritação (‘Ora! Quem é vivo sempre aparece!’)"
Caros leitores, lembrei-me do verbo 'orar' no sentido de rezar ('Ela sempre ora antes de dormir'). Tem também o 'orar' quando se faz uso da oratória para apresentar um evento, por exemplo, ou fazer um discurso: "...orava um ministro para quem coroa e opinião no Brasil eram a chapa e o cunho da mesma moeda..." (José de Alencar, Senhora).
Quantas possibilidades, não é mesmo? VIVA a diversidade da nossa língua portuguesa!!!
Até a próxima!
10 de mar. de 2012
Sobre frangos e fraldas
Caros leitores, fiquei aqui pensando: será que a pessoa que comprar (e comer) o tal "frango semi caipira" deverá, por segurança, levar também as fraldas descartáveis? (risos)
3 de mar. de 2012
Dicionário preconceituoso?
Segundo a notícia, tudo começou em 2009, quando o MPF em Uberlândia recebeu a representação de um cidadão de origem cigana questionando “a prática de discriminação e preconceito pelos dicionários” contra sua etnia.
Assim como Monteiro Lobato chegou a ser acusado de “racista e perverso” por causa do conteúdo do livro Caçadas de Pedrinho, agora é a vez do Houaiss ir para o banco dos réus.
Na avaliação de Milton Nascimento (não o cantor), professor de linguística da PUC Minas, não é possível criticar um termo a partir de sua definição nos dicionários, uma vez que são opções apresentadas e que podem ser utilizadas de forma variada. “Argumentar contra um item dicionarizado é uma estupidez, já que são registrados usos variados e possíveis para cada termo. A palavra não tem nenhum significado fora de um contexto, ela depende de outros fatores. Os dicionários registram referências já existentes e usadas anteriormente”, explica.
Caros leitores, concordo com o professor Milton e vejo essa questão como mais uma polêmica desnecessária, entre tantas surgidas na língua portuguesa.
Cliquem em http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2012/02/27/mpf-quer-tirar-de-circulacao-o-dicionario-houaiss.htm e saibam mais sobre o assunto.
Até a próxima!
21 de fev. de 2012
3 de fev. de 2012
Família...
Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema, principalmente no Natal e no Ano-Novo.
Pouco importa a qualidade da panela, reunir uma família exige coragem, devoção e paciência. Não é para qualquer um. Os truques, os segredos, o imprevisível. Às vezes, dá até vontade de desistir.
O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita. Bobagem. Tudo ilusão.
Não existe Família à Oswaldo Aranha; Família à Rossini, Família à Belle Meunière; Família ao Molho Pardo, em que o sangue é fundamental para o preparo da iguaria.
Família é afinidade, é à Moda da Casa. E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito.
Há famílias doces. Outras, meio amargas. Outras, apimentadíssimas.
Há também as que não têm gosto de nada, seriam assim um tipo de Família Diet, que você suporta só para manter a linha.
Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir.
Enfim, receita de família não se copia, inventa-se. A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia. A gente cata um registro ali, de alguém que sabe e conta, e outro aqui, que ficou no pedaço de papel. Muita coisa se perde na lembrança.
O que este veterano cozinheiro pode dizer é que, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer. Se puder saborear, saboreie. Não ligue para etiquetas. Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio ou no barro.
Família é prato que, quando acaba, não dá pra repetir.
Aproveite a sua ao máximo!!!
Até breve!
31 de jan. de 2012
30 de jan. de 2012
23 de jan. de 2012
Mais sobre o café espresso
Até a próxima!
17 de jan. de 2012
Morre um poeta
Iniciou sua trajetória com O Peixe e o Pássaro em 1974 e se dedicou principalmente à literatura infantojuvenil. Seu trabalho mais recente, lançado no ano passado, é o autobiográfico "Vermelho Amargo".
Tive a oportunidade de conhecer Bartolomeu Queirós e conviver um pouco com ele, há muitos anos, quando foi presidente da Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte. Homem inteligente, muito sério, mas de grande sensibilidade. Quero contar aqui um episódio ocorrido naquela época.
Era só mais um dia comum de trabalho, quando o professor Bartolomeu, lá do gabinete, ficou sabendo de um tumulto na Av. Afonso Pena, envolvendo os seguranças da Fundação. O motivo? Tentavam retirar alguns meninos, moradores de rua, de dentro do espelho d'água (ou "laguinho", como era mais conhecido), em frente ao Palácio das Artes. Segundo relatos, o então presidente chamou os seguranças e, para surpresa de todos, disse: “Vocês têm chuveiro em casa, não têm?... Pois é, essas crianças não. Então, deixem que elas tomem banho e brinquem em paz!...” Alguns funcionários ficaram perplexos; outros, comovidos e muitos não entenderam nada. Mas o fato é que aqueles meninos, naquela tarde, deixaram de ser “pivetes” ou “pequenos infratores” para serem apenas “crianças”...
Caros leitores, convido todos vocês a assistirem ao vídeo a seguir, com trechos de uma entrevista de Bartolomeu Campos de Queirós. A ele, a nossa homenagem!
11 de jan. de 2012
ANO-NOVO!
Caros leitores, não posso deixar de me entristecer pelas muitas pessoas que perderam a vida e pelas que estão desabrigadas por causa das fortes chuvas recentes, principalmente em Minas Gerais. É pena que a gente não saiba conviver muito bem com a natureza, respeitando seus limites, porque ela costuma nos dar a resposta por isso...
Escolhi passar o Natal e a virada do ano em Piumhi, interior de Minas, com a minha família, que infelizmente não estava completa. É sempre difícil reunir todas as irmãs, maridos, filhos... O tempo passa e as pessoas vão criando outras raízes, o que é natural, mas sinto saudades de quando a gente passava o Natal todos juntos. Em especial, sinto falta da presença alegre do meu pai, fazendo farra na hora do tradicional amigo-oculto. Lembro que uma vez ele ganhou uma cueca de presente. Ele achou tão bom que resolveu experimentá-la na hora, por cima da calça mesmo. Foi muito engraçado! Ele dava gargalhadas e nós, mais ainda...
Mas também tivemos um ótimo Natal em 2011. Minha mãe, como sempre, preparou os quitutes e saiu para a missa. Estranho? Nada! Sabemos que ela faz questão de ir à missa de Natal e nós respeitamos isso. Quando ela voltou, já estávamos todos na maior animação ao redor da mesa farta. Então, fizemos uma oração e cantamos "parabéns" para o aniversariante do dia: Jesus. E as crianças que estavam lá, meus sobrinhos José Gabriel e Antônio, sopraram as velinhas. Depois continuamos a festa, com muito bate-papo e comilança da melhor qualidade.
Espero que todos vocês tenham tido um Natal feliz e uma ótima passagem de ano! Desejo que 2012 seja um ano bom e que tenhamos saúde e disposição para realizar todos os nossos projetos!
Abraços!